Razões para optar por Cosmética Natural e Orgânica

Razões para optar por Cosmética Natural e Orgânica

A diferença entre um cosmético orgânico ou natural e um cosmético convencional está em grande parte na sua composição.
Os cosméticos convencionais normalmente contêm uma elevada percentagem de ingredientes à base de petróleo e podem incluir substâncias como os ftalatos, oxybenzona e parabenos, entre outros.

 

Uma das diferenças também, são as fragrâncias adicionadas aos cosméticos convencionais que muitas vezes são artificiais, enquanto os cosméticos orgânicos usam fragrâncias naturais (por exemplo óleos essenciais).
 


Acresce ainda que, os cosméticos convencionais nem sempre estão preocupados com seu impacto ambiental, pois na sua grande maioria usam métodos de fabricação altamente poluentes.

 
Até ao momento, não existe uma definição regulamentar oficial para cosméticos naturais e cosméticos orgânicos.
 
É muito importante clarificar que os mercados/marcas dos cosméticos podem distinguir-se como convencionais, inspirados na natureza ou naturais ou orgânicos. Marcas ditas “inspiradas na natureza” podem ser percebidas como um produto natural ou orgânico quando poderão ser um produto convencional. O risco do “greenwashing” é um facto e é importante diferenciar os cosméticos naturais e cosméticos orgânicos dos cosméticos inspirados na natureza.

 
Os cosméticos naturais e cosméticos orgânicos oferecem muitos benefícios para a pele e não causam efeitos secundários. Adaptam-se melhor às características da sua pele e respeitam-na. Por isso, os cosméticos naturais e cosméticos orgânicos são perfeitos para as peles mais sensíveis ou propícias a reações alérgicas. Por outro lado, como não contêm produtos sintéticos, a sua eficácia é maior.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.